sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Viver em um Kibbutz - Israel

Kibbutz Yad Mordechai - Quando fui morar no Kibbutz estava vindo de um país extremamente árido. Tava louca de saudades de verde. Escolhendo num álbum de fotos prá qual iria, logo vi uma com árvores, um lago, tamareiras. Linda. Sem nem querer olhar o restante das fotos fui falando: é esse. E não poderia escolher melhor.

Se você se aventurar a ir, ( o que recomendo muito ) pode escolher entre vários que tem em Israel.

O meu fica em Askelon, do ladinho de Gaza. Perto também de Jerusalém. Como o Estado de Israel é pequeno, não precisava esperar final de semana prá conhecer vários lugares. Em qualquer folguinha fugia prá Telaviv também. Como em qualquer viagem, sempre fica muita coisa prá trás que não deu tempo de ver, ou não tivemos curiosidade ou informação na época. Por isso quero muito voltar lá prá fazer muita coisa de novo , e ver o que ficou prá trás.

Minha idéia era trabalhar com crianças e foi o que fiz na maior parte do tempo. Mas num Kibbutz socialista como o meu, a gente faz o que precisa. Tá precisando de ir colher laranja? Somos convocados. Cuidar das vacas também, faltou gente na cozinha? Lá vamos nós. Na creche apertou? Tamo lá. O que nos faz aprender a trabalhar com tudo e não existe discriminação de trabalho. Me lembro do médico tirando leite das vacas, e eu: mas você não é médico? E ele: mas não tão precisando de mim agora. Não tem lógica ficar no consultório esperando paciente.

No Kibbutz existe um Museu super interessante, com objetos doados pelos próprios moradores.
Ele foi fundado em 1948. Haja história. Ainda tive oportunidade de conversar e aprender, sempre aprender, com pessoas que viveram em campos de concentração na segunda guerra. Hoje já nem tantos, mas restam os filhos, netos.

Poderia ficar aqui falando horas sobre Kibbutz, mas vou esperar pela curiosidade de cada um. Querendo saber é só me perguntar.

Minhas crianças lindas, que hoje já estão com 20 aninhos...

7 comentários:

  1. Minina
    Já que tem desejo de voltar, tô arrumando uma data prá ir um grupo bem legal: Vênica, Verônica já estão www.tôdentro.com rsrsrs Vamos juntas? Vc sabe que agora tem um vôo direto de Sampa prá Tel Aviv? Menos de U$1.000!
    Beijuuss no coração

    ResponderExcluir
  2. Vamos combinar messssmo. Tô dentrérrimo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ocê tá crente qui tá moderinha e eu tô nem acreditando em meus zói.
    E confesso-ti que estas são as primeiras mal traçadas linhas que escrevo num Blog. Sempre tem uma primeira vez na vida para tudo né...até para ir pr'Israel: Quando partimos?
    Bjões,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Meu bem, do jeito que a coisa tá indo, acho q vai dar prá sair um pequeno grupo no segundo semestre do ano que vem. Vamos falar mais sobre isso.
    bjins
    ieda

    ResponderExcluir
  5. Tia, pro segundo semestre do ano que vem pode ser que até eu esteja dentro. Fascinante. Por favor, conte mais. Não espere eu fazer perguntas porque sou ignorante demais no assunto pra isso. Bonita a lição do médico. Quero carregar isso pra minha vida. E ordenhar todas as vacas que eu puder pelo caminho.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu digo que vai faltar tempo prá fazer tudo que temos vontade é a pura verdade. Vamos aproveitar, economizar e zarpar.
    bjins

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, irmão.
    Gostaria de fazer um intercâmbio em Israel em um (kibutz), mas, gostaria de saber o que exatamente eu aprenderia lá. Eu seria bem recebido? Qual o pré-requisito? Qual o máximo de tempo que eu ficaria lá?

    Muito grato, fica com Deus!

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...