terça-feira, 10 de novembro de 2009

Briga feia pela "Galette du Roi". A "fève" sempre é minha !










O dia 6 de janeiro, que é o Dia de Reis, na França tem uma comemoração mais animada do que a nossa. Eu acho.
É realmente um feriado.

Tem um almoço especial e pra mim o mais divertido é a hora de comer a Galette du Roi. É uma espécie de rosca ou bolo, redonda, muito gostosa, e é colocada dentro da massa antes de assar, uma figura normalmente em porcelana, pequenina de mais ou menos 2 cm, que se chama "fève."

Um adulto corta a galette no número de partes correspondente ao número de pessoas que vai comê-la. Quem sair com a "fève," é aclamado o Rei e ganha uma coroa dourada de papelão, que acompanha a galette quando a compramos.

Uma brincadeira bem pra divertir as crianças e elas adoram. A trapaça fica por conta do adulto que fez a divisão, porque ele muito sutilmente aperta todas as partes procurando onde está a "fève" e coloca este pedaço pra criança.

É uma festa quando ela encontra. Sou o rei! Sou o rei!. E aí, tem o direito de escolher sua rainha.

Aí, entra a parte que eu gosto, que é tentar tomar da criança a "fève" e dizer que "ela é minha, aquele pedaço deveria ser o meu, fui enganada mais uma vez," etc, etc. Uma farra só, porque eles levam a sério minha disputa.

Mas, dali a pouco tempo nem se lembram mais e eu recolho mais aquela, pra minha coleção. Já tenho mais de 40.
A coleção tá ficando linda....rs.

7 comentários:

  1. Amada
    Já tá lá lindona, sorriso escancarado de pura alegria. Não sabia que na França comemoravam o dia de Reis! Eu faço essa cerimônia há muitos anos e vc já está convidada para janeiro de 2010!Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, a coleção tá linda.

    Este seu conto me lembrou, não sei bem porque, minha amiga amada Barbara, em cuja família o aniversariante ganha poderes de Rei na semana do seu aniversário. E ele pede água, dorme na cama do outro, pede pratos especiais, é carregado, ganha carinho, e com certeza teria direito a usurpar a fève do sortudo. rs!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk...vou adotar isso aqui em casa. Me aguarde setembro do ano que vem.
    bjins

    ResponderExcluir
  4. Achei esta estória ÓTIMA! Uma comemoração linda, num dia lindo no qual nasceram pessoas ESPECIAIS e com certeza modestas... hehehe

    bjim
    Juju

    ResponderExcluir
  5. Só, né amiga? Especiais pra cacete!!!!
    bjins

    ResponderExcluir
  6. Adorei achar este link sobre Gallete du Roi. Na região onde eu morava na França, a festa é feita entre amigos e vizinhos e quem acha a fève deve ser a próxima pessoa a convidar os demais para uma deliciosa gallete na sua casa! Muito legal, ai que saudades de comer esta delicia francesa! Eu também coleciono fèves!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Jura Maíra?Amo mimha coleção, e tenho comprado em brocante. Continue passeando pelo blog. Seja bem vinda
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...