sábado, 24 de outubro de 2009

Quem nasceu primeiro: Bombeiro ou Seguradora?



Causus que ouvi pelos caminhos por onde andei.

Londres foi uma das cidades que mais pegou fogo. Literalmente. Nos tempos idos , praticamente todas as casas eram feitas de madeira, umas coladas nas outras pra ver se esquentava um pouco no inverno, e com fogões à lenha, fogareiro de carvão pra aquecer, lamparinas e lampeões, quer dizer, tudo que tinha fogo, então toda hora rolava um incêndio.

E no que pegava fogo em uma casa, o bicho pegava. E espalhava. E alastrava pra mais de uma dezena ou centena de casas. Quando não ia quase a cidade toda, o que aconteceu algumas vezes.

Agora que entra o assunto que deu idéia ao título do post.

Com esse prejuizo o tempo todo, os londrinos que na sua maioria eram muito pobres e perdiam o quase nada que tinham a cada momento,fez com que alguem muito espertim tivesse a idéia de recolher mensalmente uma grana de quem se associasse e se rolasse um incêndio a pessoa teria uma grana, espécie de poupança pra recomecar a vida.

Só que esse moço quase quebra, porque os incêndios continuavam e ele não tava tendo lucro. O que entrava era pra distribuir entre os seus clientes.
Foi aí que surgiu a idéia, que mais tarde veio a se chamar Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...