segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ninguém quer saber qual é minha religião.


Quando eu digo que aqui no Brasil ninguém pergunta qual é nossa religião, o povo lá fora custa a crer. Outra coisa que ninguém pergunta é o sobrenome. Como você se chama. Iêda. E ponto.

As perguntas que rolam são: mora onde? onde nasceu? gosta de que música? qual seu signo? no Rio perguntam qual a Escola de Samba. E a campeã .... qual é o seu time?

Eu tava esperando minha sobrinha chegar de viagem no Aeroporto de Orly em Paris. Era uma sexta feira, o domingo do muçulmano.


Fui até aquele placar de parede pra ver se o vôo tava na hora, e tinha um árabe vestido com aquela camisola, o gorrinho, também olhando. Vestido com uma roupa típica deles. Junto com ele 2 filhos correndo pra lá e pra cá.

As crianças perguntavam se a mãe tava chegando e vi o nome da cidade que eles estavam observando. Nunca tinha ouvido falar. Naturalmente, perguntei pro moço. Você é de onde? Tunísia. Ah. Porque nunca ouvi falar nessa cidade. Onde fica? E começamos a conversar. Derrepente ele disse: você não é francesa né? Como aprendi francês em Paris falo com o sotaque do parisiense (segundo eles) então ele elogiou meu francês, obrigada, mas sabia que eu não era dali. Disse que era brasileira. Ele: sabia!!! Francês já não é muito de falar com árabe ainda mais quando estamos com nossa roupa, então logo vi que você não era daqui. Principalmente depois do 11 de setembro viramos um perigo! e rimos...

E ficamos papeando bastante, até que o vôo dele chegou antes do meu, e ele se foi.
Ele ficou muito surpreso quando eu disse que a gente tá pouco ligando sobre essa preocupação de onde você veio. Falei do Saara no Rio, da Rua dos Caetés em BH, e outros causos.

Eu Iêda, acho que o nosso maior problema é com grana. Nosso preconceito é com dinheiro. Tendo ele, podemos ser brancos, pretos, feios, bonitos, católicos, budistas não importa.
Tamo dentro.









3 comentários:

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

IDEIAS DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

OU PRA QUALQUER DIA.  PRESENTE É SEMPRE BEM-VINDO VALORES DOS COLARES DESTE VÍDEO 114 - 65,00 98 - 65,00 99 - 75,00 65 - 75,00 36  - 40,00 5...